Falar de alimentação, é algo que engloba muitos aspectos, pois é a partir dela que nos mantemos saudáveis, porém não apenas isso... Alimentação vai muito além do “pode ou não pode”, é um conjunto de equilíbrio, cultura, hábitos, acesso...
Falar de alimentação é falar também de FOME e a população em maior vulnerabilidade é a mas afetada, pois segundo estudo da Unicef, 6 a cada 10 crianças vivem na pobreza.
Conforme o relatório da ONU/FAO (2019), o Brasil têm enfrentado retrocesso no que diz respeito a desnutrição e a obesidade, que pode ser reflexo da insegurança alimentar atual, apesar da alimentação ser direito resguardado.
Estimativas chegam a um número de 9 milhões de pessoas que convivem com a fome no Brasil e muitas destas não tem perspectiva de quando será sua próxima refeição.
A alimentação é um direito garantido na Constituição Federal, porém para se ter esse direito assegurado é necessário da ação de todos, e principalmente do Estado através de políticas públicas a fim de garantir equidades.
Como nutricionistas ou futuros nutricionistas precisamos conscientizar sobre essa necessidade, para que nossos atos possam refletirem no amanhã.
Texto: Lorrana Grimes e Rafaela Monique
Fotografia e Montagem: Lorrana Grimes
Fonte: The State Of Food Security And Nutrition In The World - FAO
Pobreza na Infância e na Adolescência - UNICEF