O Brasil da fome pode voltar à tona com a extinção do CONSEA (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), extinção essa feita já nos primeiros dias do atual governo. Em 2014 deixamos de constar no Mapa da Fome da FAO. Mas em razão da crise econômica, do desemprego crescente e da redução dos gastos dos programas de proteção social, a possibilidade de a fome voltar a assolar as famílias brasileiras mais vulneráveis aumentou consideravelmente. Esse contexto poderá resultar no retorno do Brasil ao Mapa da Fome, já que a pobreza é um dos principais fatores no mundo que impedem o acesso da população aos alimentos.
Segundo Maria Emília - primeira mulher a presidir o CONSEA - O CONSEA é um dos pilares da concretização do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), criado em 2006 para que o poder público, com a participação da sociedade civil organizada, formule e implemente políticas, planos, programas e ações para assegurar o direito humano à alimentação adequada. Ele não só aplica este princípio da participação social, como também é o espaço por excelência de monitoramento e formulação de propostas para a política de alimentos.
O Brasil inspirou vários países com o conselho e não há como explicar o que está se passando na atual política de segurança alimentar, há um desmonte muito profundo e uma desestruturação. Em suma, O CONSEA é do povo. Sem esse espaço as decisões em políticas alimentares passam a ser unilaterais, pois não há o diálogo com a sociedade civil e sua posição quanto as suas necessidades.
Por Lorrana Grimes e Ana Carolina