Efeitos dos Antioxidantes para Imunidade


Os Antioxidantes são substâncias capazes de atrasar ou inibir a oxidação de um substrato, e o seu papel é de proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidativa dos radicais livres.


Mas afinal, qual é a relação dos efeitos dos antioxidantes na imunidade? Seria mais fácil explicar por meio do atual cenário brasileiro. Então vamos lá!


Estamos presenciando um cenário de mudanças climáticas bruscas, oscilando entre o frio de uma sala de aula refrigerada, e um clima seco e ensolarado das áreas externas. Além da imersão em ambientes fechados com uma aglomeração de pessoas, facilitando a contaminação das vias respiratórias pela própria respiração e pelo contato direto. Como consequência, é normal a nossa imunidade cair, a ponto de termos a necessidade de dar mais atenção aos nossos hábitos alimentares.


Portanto, para evitarmos maiores danos celulares ou teciduais por meio da baixa imunidade, é de extrema importância a inserção de alimentos com poder antioxidante auxiliando assim, na prevenção de ações oxidativas, além da melhoria da resposta imunológica.


Os antioxidantes obtidos pela dieta são: vitamina E ( -tocoferol) , vitamina C ( ácido ascórbico), vitamina A e os flavonóides.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Flavonóides: Presentes nas frutas vermelhas, vegetais verdes escuros, vinhos, cereais e sementes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
– Vitamina C: Presente nas frutas cítricas (laranja, limão, tangerina), acerola, caju, morango, tomate, pimentão, repolho e vegetais verde escuros.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
– Vitamina E: Presente no gérmen de trigo, óleos vegetais (girassol, algodão, soja...), abacate, oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes), gema de ovo e grãos.



Por: Julia Alvarenga e Rafaela Faulstich

Fonte: 
DOI: 10828015
DOI: 24307458
DOI: 21148038
DOI: 16789865