Oi pessoal, tudo bem com vocês?
Então, o #artigodasemana escolhido, foi desenvolvido pelas alunas Cecilia de Oliveira Macedo e Rafaela Faulstich Alves Cardoso, com orientação da professora Daniela de Araújo Medeiros Dias, no 2º semestre de 2019, e foi publicado na Revista Nutrição em Pauta, edição 161, em abril de 2020.
A ideia do tema, veio durante o estágio de clínica, onde as alunas atuaram em uma clínica de cirurgia bariátrica e decidiram aliar esse conhecimento adquirido com a Nutrição Comportamental no TCC.
O objetivo do trabalho foi realizar uma revisão sobre transtornos alimentares relacionados à cirurgia bariátrica, e a metodologia utilizada foi uma revisão integrativa das bases de dados PubMed, Lilacs, Bireme e portal SciELO, utilizando os descritores com o critério de inclusão, dados sobre a presença ou frequência de transtorno alimentar no pré e pós cirurgia.
Diferentes instrumentos foram usados para avaliação, principalmente o Questionnaire on Eating and Weight Patterns, a Binge Eating Scale e Eating Disorders Examination Questionnaire.
Após os estudos, a compulsão alimentar foi o comportamento mais avaliado. Houve também a descrição de anorexia e bulimia nervosa, síndrome da alimentação noturna e comportamento beliscador.
Alguns estudos apontam melhora dos sintomas no pós-cirúrgico e/ou seguimento enquanto outros apontam surgimento ou piora dos problemas.
As autoras, portanto, concluem que apesar da variabilidade entre métodos e achados, os transtornos alimentares são muito frequentes em candidatos à cirurgia bariátrica e podem ainda surgir ou piorar após a intervenção cirúrgica. Profissionais de saúde devem considerar de maneira mais cuidadosa tais problemas neste público, dadas às consequências para o resultado cirúrgico e qualidade de vida.
Passem as imagens para o lado para saber um pouco mais do trabalho, da experiência e para ler o artigo completo clique AQUI!
Imagem: Lorrana Grimes
Texto: Rafaela Faulstich
Entrevista: Ana Carolina Magalhães
Nenhum comentário:
Postar um comentário