Afinal, o que é ARTIGO CIENTÍFICO?
Claro que você já leu, pesquisou ou pelo menos ouviu falar sobre artigos científicos. Mas você sabe por que artigos são tão importantes?
Antes de qualquer coisa, é importante criar o hábito de lê-los, tanto para se manter atualizado (claro!), mas também para compreender a estrutura e papel de cada tópico. Normalmente um artigo científico possui a seguinte estrutura: título, autores, resumo, palavras-chave, introdução, método, resultados, discussão e conclusão.
Artigos científicos são a forma mais rápida e validada de se comunicar ciência, é por onde pesquisadores do mundo inteiro divulgam resultados de estudos e pesquisas. São usualmente publicados em revistas e/ou periódicos que podem ser encontradas em diversas bases de dados. Existem várias formas de se avaliar a qualidade destas revistas, e uma delas é pelo Qualis Capes na Plataforma Sucupira, que tem como categoria básica a classificação: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C, sendo A1 a “nota” mais alta.
É importante destacar que um artigo científico publicado, pode trazer significativa relevância social, contribuindo, de alguma forma, para compreensão do mundo e crescimento da sociedade, mesmo que seja um tema mais técnico. Além de contribuir com o reconhecimento do(s) envolvidos, sejam autor(es) ou instituição(ões), enriquecendo o currículo acadêmico, nosso querido currículo lattes, assunto para outro post, hehehe...
Você sabia que no curso de Nutrição do UniCEUB temos uma produção incrível de artigos produzidos por alunos e professores? As terças do mês de maio serão dedicadas especialmente a isso, a partir da próxima semana, teremos um artigo especial por aqui.
Agora, diz aí… Vocês gostam de temas assim? Conta pra gente nos comentários ou por direct, assim podemos preparar mais material sobre a área acadêmica.
Post e imagem: Lorrana Grimes e Ana Carolina
Revisão: Professora Maína Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário