Dia do Combate ao Câncer - 8 de abril


O Dia Mundial de Combate ao Câncer é comemorado anualmente hoje, 8 de abril. A data serve para conscientizar a população acerca da 2ª doença que mais mata pessoas no mundo. Segundo o INCA, Instituto Nacional de Câncer, uma alimentação rica em alimentos in natura, em especial os de origem vegetal, ou minimamente processados, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, pobre em alimentos ultraprocessados e gordura saturada, somada à prática regular de atividade física, é essencial para recuperar a saúde, prevenir o retorno da doença e o desenvolvimento de outro tipo de câncer. Para recomendações confiáveis sobre alimentação adequada e saudável, utilize o Guia Alimentar para a População Brasileira e consulte sempre um bom profissional nutricionista.


Por: Ana Carolina Magalhães


Fontes: INCA; Fundo Mundial para Pesquisa contra o Câncer (WCRF), Instituto Americano de Pesquisa em Câncer (AICR)

Filme Documentário - Garapa

A menina Alessandra, 6, mama garapa, mistura de água com açúcar
Alexandre Lima/Divulgação

Esse documentário que retrata o panorama geral da fome em um Brasil escondido. Garapa, produção de José Padilha (2009), acompanha a realidade de três famílias do Nordeste brasileiro. Com narrativa densa e árdua, conduz a fome como parte de uma estrutura simbólica, produto da desigualdade social, tão presente na macropolítica. Garapa associa a fome ao desemprego e a consequente falta de recursos, traça a vida mesclando os sentidos sociais aos pessoais, refletindo o painel da pobreza de mulheres como vítimas e resistentes, e maridos alcoólatras fragilizados face a famílias imobilizadas dependentes de um assistencialismo governamental insuficiente. Mesmo assim, é possível notar que, apesar do pouco que se tem, divide-se a comida, afirmando que a comensalidade está presente, embora seja orientada pelo padrão cultural do “comer para viver”.

Por: Ana Carolina Magalhães

Dia Mundial da Conscientização do Autismo - 2 de Abril


O dia 2 de abril marca o DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO, é uma condição sem cura que causa um distúrbio neurofisiológico, trazendo dificuldades no decorrer da vida, nas habilidades sociais e comunicativas, além das que são impostas ao atraso global da formação da personalidade e também aos comportamentos e interesses limitados e repetitivos.

O autismo é conhecido como síndrome do espectro autista, autismo da infância e autismo infantil precoce, está incluso na categoria de transtornos invasivos de atrasos e desvios do comportamento e do desenvolvimento os quais persistem por toda a vida (KLIN, 2006). Crianças autistas são muito seletivas e persistentes ao novo, dificultando a inserção de novas experiências com alimentos. Então é preciso levar em consideração a particularidade de cada indivíduo. 

Porém tem se percebido avanços e melhorias significativas na qualidade de vida de indivíduos autistas quando inserida uma adequada abordagem nutricional, em um programa multidisciplinar de tratamento da doença, constituindo uma melhoria em sua situação clínica e da sua capacidade funcional.

Por: Lorrana Grimes

KLIN, A. Autismo e síndrome de Asperger: uma visão geral. Rev Bras Psiquiatr , v. 28, n.22, p.209- 217, 2006.
MARCELINO, C. Autismo Esperança pela Nutrição. História de Vida, Lutas, Conquistas e muitos Ensinamentos. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda, 2010.