Mapa Mental: Sistema Cardiovascular


Oi boa tarde pessoal, hoje trouxemos um esquema mental para recordarmos um pouco daquela matéria que faz iniciarmos a caminhada na Nutrição com o pé direito...

Ah, a tão amada Anatomia!
O tema hoje é o Sistema Cardiovascular..

Então, sua principal função, é transportar sangue para todo o corpo, levando consigo nutrientes e essencialmente oxigênio para as demais células. Nesse sistema, há o comandante dessa atividade, chamado Coração.

1️⃣ O Coração é formados por átrios, os quais recebem o sangue e os ventrículos, que garantem o bombeamento do sangue para as demais vias. Em sua lateral esquerda, o sangue circulante é aquele rico de oxigênio, enquanto na lateral direita, circula o sangue pobre em oxigênio e rico em gás carbônico.

2️⃣ Tal processo de circulação, se dá pela seguinte forma:
O sangue rico em gás carbônico e pobre em oxigênio, chega ao coração pelo átrio direito através das veias cava, este porém, segue o seu caminho passando pelo ventrículo direito, e dele é passado para as artérias pulmonares bombeando-o para os pulmões, onde realizará a troca gasosa, chamada hematose.

3️⃣ No pulmão, o sangue rico em gás carbônico, recebe oxigênio proveniente da respiração pulmonar e entrará nas veias pulmonares o sangue rico em oxigênio e pobre em gás carbônico, em direção às veias pulmonares para o átrio esquerdo e ventrículo esquerdo. Dele, o sangue seguirá para a distribuição corporal por meio da artéria aorta.

4️⃣ O oxigênio presente no sangue passará para as demais células e tecidos, e consequentemente, o gás carbônico produzido pela respiração passará para o sangue, retornando ao coração pela veia cava inferior, adentrando no coração pelo átrio direito.

Gostaram? Não se esqueçam de usar esse post para os estudos, e compartilhem com seus amigos! E se tiverem algo a completar, deixem nos comentários...


Imagem/Esquema: Lorrana Grimes (@lorranagrimes)
Texto: Julia Alvarenga (@julialvarengaa_)


Referência: TORTORA, G. J. Princípios de anatomia humana. 12ª. edição. Guanabara Koogan . Rio de Janeiro, 2013.