Mapa Mental - PNAE


Oi pessoal, boa noite!

Tudo bem com vocês?


Bom, nosso tema de hoje é o PNAE, mais especificamente um pouquinho sobre o que é o programa e sobre sua gestão.

Em síntese, o PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR, popularmente conhecido como Merenda Escolar, trata-se do repasse financeiro em caráter complementar para oferta de alimentação nas escolas da rede pública básica de ensino.
O orçamento do PNAE beneficia milhões de estudantes brasileiros e possui um estruturado sistema de gestão.

Na imagem destacamos os tipos de alimentos que são proibidos, restritos e permitidos. Seguindo abordagem similar do nosso Guia Alimentar Para População Brasileira, onde deve-se priorizar alimentos in natura e minimamente processados.

E ainda com um destaque super especial para incentivo à agricultura familiar, com reserva de percentual do orçamento para esta finalidade.

O repasse financeiro pode ser feito na forma Centralizada, Semi-Descentralizada e Descentralizada. Com participação direta ou indireta das Unidades Executoras para aquisição de gêneros alimentícios.

Além disso, o PNAE conta com a participação de diversos atores e cada um tem funções específicas, mas como é um programa extenso e amplamente abordado em nosso curso, vamos deixar isso para a segunda parte que já está programada


Texto e imagem: Lorrana Grimes
Revisão: Professora Maína Pereira


Dica de Estudo - Especial ENADE



E ai, como estão os estudos??
Enade chegando para uns e AMC para todos, pensando nisso, resolvemos dar um help!!
Logo abaixo, listamos alguns canais no youtube de Bioquímica, Fisiologia, Bases Biológicas, Imunologia, Anatomofisiologia e Bioquímica Metabólica. Esperamos que sejam uteis para todos.

Canais:

*Teoria da Medicina
https://www.youtube.com/user/teoriadamedicina 

*Anatomia e etc.com Natalia Reinecke
https://www.youtube.com/channel/UCK3sW3_2AqB0NQ9E_vwAeEQ 

*Brasil Escola
https://www.youtube.com/channel/UCsgHWN8lYveMUEWTDheTjZA

*Tenho Prova Amanha
https://www.youtube.com/user/TenhoProvaAmanha 

*Biologia com Samuel Cunha
https://www.youtube.com/channel/UCdLt2OhiWNLRsGNF-0DE4-A 

*Kennedy Ramos
https://www.youtube.com/user/kennedyramosbio 

*Café com Química
https://www.youtube.com/channel/UCs9MDpWjJ3HH34ivmbXvz_Q 

*NutriDiversidade
https://www.youtube.com/channel/UCSdt3X5lGHdXbI_bnNP6c_Q 

*Dorival filho
https://www.youtube.com/channel/UC4R8DWoMoI7CAwX8_LjQHig


Texto: Eduardo Cesar 
Imagem: Fernanda Evangelista


Dia da Alimentação Escolar - 21 de Outubro



Comemora-se na data de hoje um assunto de relevância para toda a família: a Alimentação Escolar. Historicamente, o Brasil possui um dos maiores programas na área de alimentação escolar no mundo e o único com atendimento universalizado. O PNAE, Programa Nacional de Alimentação Escolar, popularmente conhecido como merenda escolar, auxilia no desenvolvimento de diversas crianças desde a sua criação na década de 40. Uma das recentes vitórias desse programa é a Resolução CD/FNDE n°4/2015, que incluiu a obrigatoriedade da aquisição de gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou suas organizações como forma de fortalecer o mercado local e agregar alimentos saudáveis, nutritivos e in natura à alimentação dos escolares. .

Fonte: fnde.gov.br


Por: Ana Carolina Magalhães

Dia Mundial da Alimentação - 16 de outubro


Falar de alimentação, é algo que engloba muitos aspectos, pois é a partir dela que nos mantemos saudáveis, porém não apenas isso... Alimentação vai muito além do “pode ou não pode”, é um conjunto de equilíbrio, cultura, hábitos, acesso...

Falar de alimentação é falar também de FOME e a população em maior vulnerabilidade é a mas afetada, pois segundo estudo da Unicef, 6 a cada 10 crianças vivem na pobreza.

Conforme o relatório da ONU/FAO (2019), o Brasil têm enfrentado retrocesso no que diz respeito a desnutrição e a obesidade, que pode ser reflexo da insegurança alimentar atual, apesar da alimentação ser direito resguardado.

Estimativas chegam a um número de 9 milhões de pessoas que convivem com a fome no Brasil e muitas destas não tem perspectiva de quando será sua próxima refeição.

A alimentação é um direito garantido na Constituição Federal, porém para se ter esse direito assegurado é necessário da ação de todos, e principalmente do Estado através de políticas públicas a fim de garantir equidades.

Como nutricionistas ou futuros nutricionistas precisamos conscientizar sobre essa necessidade, para que nossos atos possam refletirem no amanhã.


Texto: Lorrana Grimes e Rafaela Monique
Fotografia e Montagem: Lorrana Grimes


Fonte: The State Of Food Security And Nutrition In The World - FAO 
Pobreza na Infância e na Adolescência - UNICEF

Mapa Mental: Métodos de Estudo


No meio do feriadão tem dica de estudo??? Tem siiiim! Muitos aproveitam para relaxar, ver amigos e familiares, descansar... Mas tantos outros aproveitam para por o conteúdo em dia e não deixar acumular para as provas. Então se liga nas dicas que a AMC está chegando!!!



Métodos de Estudo


Resumo: O método mais antigo e mais utilizado, onde você escreve um texto resumido, com suas palavras contendo as ideias principais do assunto.

Pomodoro: É uma técnica onde você fica estudando/lendo por 25 minutos cronometrados com atenção plena e depois faz uma pausa de 5 minutos longe dos estudos. E a ideia é que a cada 4 pomodoro, ou seja 2 horas estudando, se faça uma pausa maior de 30 minutos.

Mapa Mental: Meu método favorito, principalmente para matérias com muitos nomes diferentes como Bioquímica. Você cria um esquema (diagrama) simples e lógico, com pouco ou nenhum texto, apenas palavras chaves. Isso facilita a memorização, especialmente utilizando cores diferentes para destacar conceitos, exemplos e termos.

Método Cornell: Apesar de ser bem antigo, eu nunca usei, descobri como funciona pesquisando para este post. Você separa a página em 3 partes, na primeira escreve os tópicos debatidos, na segunda faz anotações referentes e na terceira (rodapé) resume todo o assunto bem simples. Dizem que é excelente para quando se está assistindo alguma apresentação oral, quero testar.

Flash Cards: Teste seu conhecimento de forma dinâmica, colocando a pergunta de um lado e a resposta do outro. Muito usado para memorizações.

Fichamentos: Muito parecido com resumo, porém organizado em fichas e tópicos. .

Existem outras inúmeras técnicas, leitura dinâmica, resolver exercícios, discutir com amigos... Qual seu método preferido? Desconhecia algum dos citados acima? Quer saber mais sobre algum método? Conta pra gente nos comentários...


Texto e imagem: Lorrana Grimes


Obesidade: Fatores e Causas X Prevenção e Controle



FATORES E CAUSAS DA OBESIDADE
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O dia de hoje é dedicado a prevenção da obesidade. Essa doença crônica não tem uma só causa, podendo ser desencadeada por diversos fatores. Dentre eles, maus hábitos alimentares; inatividade física; má qualidade do sono (desequilíbrio dos hormônios da fome e saciedade); estresse; fatores genéticos; refeições rápidas com prevalência de alimentos gordurosos e açucarados e uso de medicamentos como os corticoides. Além da oferta excedente de alimentos ultraprocessados e presença exarcebada do marketing da indústria de alimentos que induzem os indivíduos a fazerem escolhas alimentares equivocadas.

PREVENÇÃO E CONTROLE DA OBESIDADE

O fenômeno obesidade afeta todas as regiões do país e gêneros e para enfrentar essa situação, é preciso atuação conjunta dos diferentes níveis de governo, por meio de ações intersetoriais e participação social, para promover a alimentação adequada e saudável e atividade física no ambiente que vivemos. A estratégia é pautada em seis grandes eixos de ação: disponibilidade e acesso a alimentos adequados e saudáveis, ações de educação, comunicação e informação, promoção de modos de vida saudáveis em ambientes específicos, vigilância alimentar e nutricional, atenção integral à saúde do indivíduo com sobrepeso/obesidade, regulação e controle da qualidade e inocuidade de alimentos. Portanto, o dia de hoje serve como alerta para autoridades e sociedade civil se posicionarem e mobilizarem esforços em prol da saúde!

Fontes: Abeso e Estratégia Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade - 2014.

Texto: Maria Verônica Cirino e Ana Carolina Magalhães
Imagem: Maria Verônica Cirino e Lorrana Grimes


Alimentos que Estimulam o Cérebro


✔️Sabemos que a cada final de semestre, é aquele correria de provas e trabalhos, deixando nossa mente um pouco lenta. Pensando nisso, fizemos uma lista com alimentos para turbinar os seus estudos e a sua memória! . ⠀

🐟Ômega 3: Ajuda a construir as membranas das células cerebrais, mais conhecidas como neurônios.⠀
Fontes: salmão, atum, sardinha, soja, oleaginosas, linhaça entre outras sementes. . ⠀

🍫Cacau: O chocolate amargo possui altas quantias de cacau, pois o cacau contêm flavonóides que um tipo de antioxidante, por combater o estresse oxidativo e estimular o fluxo sanguíneo, ambos no cérebro.⠀
Fontes: chocolates a partir de 70%. . ⠀

☕Cafeína: Possui cafeína que ajuda na concentração e foco, pois bloqueia uma substancia adenosina que esta presente no cérebro e é responsável pela indução do sono.⠀
Fontes: Café, Chá- verde, Chá- preto, Mate. . ⠀

🥑Gordura- monoinsaturada: Reduz a pressão sanguínea, pois o aumento da pressão sanguínea esta associada ao declínio cognitivo.⠀
Fontes: Abacate, amêndoas, castanha de caju, amendoim, semente de chia, castanha do Brasil, óleo de soja, óleo de canola e de girassol, além de peixes.⠀

🥚Ovos: Possui uma variedade de vitaminas B-6, B-12 e ácido fólico, vitaminas essas que previnem o declínio cognitivo.⠀

Por: Aline Sampaio e Victória Pimenta
Imagem: Rafaela Faulstich

Fontes:
DOI: 10.3233
DOI: 10.1096
DOI: 10.1016
DOI: 10.1242

Receita: Guacamole e Suco Verde


Se tem uma coisa boa nessa vida, essa coisa é comer, pensando nisso, elaboramos duas #receitas alinhadas ao post anterior dessa semana sobre alimentos com poder antioxidante.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🥑A primeira é um guacamole maravilhoso, então já pega a caneta e anote os ingredientes! ✍🏻
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• 1 abacate médio • 1 tomate grande sem sementes
•1 cebola pequena
•2 dentes de alho bem socados
•1 maço de coentro picadinho
•Suco de 1 limão grande
•Azeite extra virgem
•Sal
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como fazer:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Corte o tomate e a cebola em cubos pequenos. Amasse o abacate e misture o tomate, a cebola, o alho, o coentro, o suco de limão, um fio de azeite e uma pitada de sal. Prontinho, agora é só comer.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🥬 A segunda receita é um Suco Verde bem delicioso com frutas da estação
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• 1 maçã pequena sem sementes picada;
• 1 folha de couve;
• 150 ml de água de coco.
• 6 morangos
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como fazer:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Com os hortifrutis já higienizados, coloque tudo no liquidificador e bata até obter uma consistência homogênea. Acrescente gelo, se preferir😉 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por: Ana Carolina Magalhães e Victoria Faria⠀


Efeitos dos Antioxidantes para Imunidade


Os Antioxidantes são substâncias capazes de atrasar ou inibir a oxidação de um substrato, e o seu papel é de proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidativa dos radicais livres.


Mas afinal, qual é a relação dos efeitos dos antioxidantes na imunidade? Seria mais fácil explicar por meio do atual cenário brasileiro. Então vamos lá!


Estamos presenciando um cenário de mudanças climáticas bruscas, oscilando entre o frio de uma sala de aula refrigerada, e um clima seco e ensolarado das áreas externas. Além da imersão em ambientes fechados com uma aglomeração de pessoas, facilitando a contaminação das vias respiratórias pela própria respiração e pelo contato direto. Como consequência, é normal a nossa imunidade cair, a ponto de termos a necessidade de dar mais atenção aos nossos hábitos alimentares.


Portanto, para evitarmos maiores danos celulares ou teciduais por meio da baixa imunidade, é de extrema importância a inserção de alimentos com poder antioxidante auxiliando assim, na prevenção de ações oxidativas, além da melhoria da resposta imunológica.


Os antioxidantes obtidos pela dieta são: vitamina E ( -tocoferol) , vitamina C ( ácido ascórbico), vitamina A e os flavonóides.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Flavonóides: Presentes nas frutas vermelhas, vegetais verdes escuros, vinhos, cereais e sementes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
– Vitamina C: Presente nas frutas cítricas (laranja, limão, tangerina), acerola, caju, morango, tomate, pimentão, repolho e vegetais verde escuros.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
– Vitamina E: Presente no gérmen de trigo, óleos vegetais (girassol, algodão, soja...), abacate, oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes), gema de ovo e grãos.



Por: Julia Alvarenga e Rafaela Faulstich

Fonte: 
DOI: 10828015
DOI: 24307458
DOI: 21148038
DOI: 16789865